Dicas de sustentabilidade dentro de casa:

Dicas de sustentabilidade dentro de casa:

Existem formas e formas de ser sustentável. Existem maneiras de economizar/substituir essas técnicas por outras mais baratas. Confira algumas dicas a seguir:

Reciclagem:
Reciclar significa transformar um objeto usado em um produto novo para o consumo. A prática tornou-se mais comum nos últimos anos, dado o benefício para o ambiente como um todo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.

Compostagem:
A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

Utilização da luz natural:
Existem diversas técnicas de construção que permitem a entrada de luz natural pelo ambiente. Vidros prismáticos, geometria dos espaços, prateleiras de luz, iluminação zenital são apenas algumas dessas técnicas. A orientação da construção na direção Norte-Sul e evitar a entrada direta da radiação do Sol, impedindo o efeito do “ofuscamento” também são dicas importantes.
Reaproveitamento da água utilizada:
Outra dica interessante refere-se ao reaproveitamento da água utilizada no banho, lavagem de roupas, ou outras tarefas que exigem utilização de água limpa, para outros fins como, por exemplo, descarga do banheiro ou lavagem de quintais. Existem também algumas técnicas de filtragem de água com esse tipo de origem, relacionadas a decantação, adição de compostos orgânicos e mesmo plantas filtradoras