3 dicas para aplicar a sustentabilidade na gestão de hotéis

3 dicas para aplicar a sustentabilidade na gestão de hotéis

Você sabia que, atualmente, 75% dos hóspedes consideram a sustentabilidade como um fator potencial para reservar um quarto de hotel?
Por isso, trouxemos este artigo com 3 dicas infalíveis para você aplicar a sustentabilidade em seu negócio, sem pesar no bolso ou na consciência. Acompanhe o post e inspire-se para uma gestão rentável e a favor da natureza!

1. Reaproveite a água da chuva
Os modernos sistemas de captação de água da chuva são alternativas economicamente viáveis e bastante funcionais para aproveitar a água pluvial em finalidades não potáveis.
Para visualizar melhor a viabilidade deste tipo de sistema, basta pensar em como a água da chuva seria útil para irrigar as hortas e jardins do hotel. Isso sem falar no auxílio sanitário — como reutilização em vasos sanitários — e de limpeza, para lavagem das áreas externas ou manutenção de aquários, por exemplo.

2. Descarte adequadamente os resíduos
Você pode utilizar os resíduos orgânicos para compostagem nas hortas do hotel. Já o resíduo reciclável pode ser facilmente encaminhado às cooperativas locais de reciclagem, que realizam um minucioso trabalho de reaproveitamento.

3. Utilize produtos biodegradáveis
Essa dica é essencial quando pensamos nos produtos de higiene e limpeza, que são consumidos em larga escala no ramo hoteleiro. Para conter o descarte tóxico deste tipo de material, a composição biodegradável é a alternativa ideal.
Isso é possível porque, além de não possuírem elementos petroquímicos em sua fórmula, os materiais biodegradáveis tender a ser também de origem natural e orgânica, ou seja, fabricados com matéria-prima 100% vegetal, garantindo o menor impacto possível à natureza.