Que tal começar 2020 com um novo planejamento?

Que tal começar 2020 com um novo planejamento?

A sustentabilidade para o setor alimentício tem ganho cada vez mais destaque. Quem deseja manter-se competitivo no mercado precisa acompanhar.
Confira a seguir três dicas para manter sua empresa do setor alimentício em dia com as práticas sustentáveis.

1 – TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

Pese o que é mais importante para a sua empresa agora. Economizar na conta de luz? Ou desperdiçar menos? Coloque suas prioridades no seu planejamento e defina ações que ajudarão sua empresa a alcançar os resultados.
Analise todos os detalhes que puder: estrutura, edificação, instalações, cardápio, compras, recebimento, armazenamento, manipulação, transporte. Se for preciso, conte com profissionais para ajudá-lo a realizar mudanças positivas.

2 – INVISTA NAS EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS
As embalagens não podem ficar de fora quando se adotam novas práticas sustentáveis. Elas estão presentes na maioria das empresas, seja em restaurantes (na modalidade Delivery ou de fornecedores), seja em indústrias.
Invista no desenvolvimento e na aquisição de embalagens tecnológicas. Já existem materiais e técnicas capazes de diminuir o impacto ambiental dos recipientes sem que o alimento perca a qualidade.
No Brasil, especificamente, observa-se o aumento da produção de embalagens com base alcoolquímica, o que representa uma alternativa da petroquímica para a utilização de embalagens biodegradáveis.

3 – PRATIQUE SUSTENTABILIDADE NA LIMPEZA
A limpeza é especialmente importante nos negócios do setor alimentício. Para que ela seja efetiva, é preciso seguir normas dos órgãos de controle e garantir a qualidade dos alimentos para o consumidor.
Adotar práticas sustentáveis na limpeza dos locais também é essencial. Use produtos biodegradáveis regularizados pela Anvisa. Na hora de escolher a empresa fornecedora dos produtos, solicite também suas regulamentações e peça um treinamento para que os funcionários adequadamente os produtos.