Sustentabilidade na educação infantil

Sustentabilidade na educação infantil

Ao ensinar as crianças a praticarem sustentabilidade, você cria um ambiente melhor em casa e fora dela
A sustentabilidade na educação infantil é um conceito que precisa ser trabalhado em conjunto pela sociedade como um todo. Entretanto, parte importante do ensinamento da sustentabilidade no contexto da educação infantil começa em casa. A ajuda dos tutores em conversas com seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos (entre outros laços que não necessariamente biológicos) sobre o que é o consumo e quais os seus efeitos, o ensinamento sobre temas como descarte do lixo, alimentação, desigualdade social, o que é e como funciona a reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais. Isso tudo contribui para uma mudança de atitude e comportamento. Confira algumas dicas sobre como ajudar seus filhos a cultivarem uma visão mais ecológica e sustentável do mundo e suas relações:

Alimentação

A sustentabilidade começa pela educação alimentar. Incentivar o consumo de alimentos in natura é uma forma de ensinar a prática da sustentabilidade. Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e da agricultura, com histórias lúdicas que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil. Quanto menos industrializados seu filho consumir, além de ter uma saúde melhor, serão gerados menos resíduos de embalagens e menores impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte.

Plantas
Uma forma de aproximar a criança da sustentabilidade é conversar sobre o que são os vegetais, qual sua importância simbólica e prática e seus ciclos, além de ensiná-la a plantar. Aproveite para fazê-lo da forma mais descontraída possível. Acompanhar junto o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais.

Transforme o tempo de banho em uma corrida
Se você conseguir encurtar o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, você vai economizar até 150 litros de água por mês, isso sem pensar na economia de energia. Para ajudar a acelerar o tempo de banho da criançada, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho. Só que na regra da brincadeira precisa ficar claro que não vale pular a parte da higiene pessoal por causa de um prêmio.

Dia de limpeza
Escolha um dia da semana como sendo o dia de limpar a casa. Chame seus filhos para ajudar retirando o que é lixo. E ensine técnicas sustentáveis de limpeza da casa. Quando seu filho aprende que ele deve ser o responsável pelos resíduos que produz e pela limpeza do local em que vive ele internaliza um dos conceitos da sustentabilidade na educação infantil. Isso serve tanto para casa como na escola, em que um grupo de alunos interessados pode se juntar para limpar a escola, pegando lixo e organizando a própria escola. Faça um mutirão de limpeza regularmente, explicando a necessidade da coleta e destinação adequadas dos resíduos e os impactos no caso de não fazê-lo adequadamente.